03 Jun
03Jun

Aprenda a fazer um estudo de macrodrenagem completo para determinação de cota de cheia para implantação de empreendimentos.


Aula 1: 06/06 - 20h00. Primeiros passos – Introdução e pré-processamento de dados no QGIS

Nesta primeira aula iremos introduzir o problema de macrodrenagem que será desenvolvido neste mini-curso. Para os primeiros passos iremos utilizar a ferramenta de Geoprocessamento QGIS para extração e tratamento do modelo digital de terreno que iremos utilizar nas modelagens



Aula 02: 08/06 – 20h00. Modelagem hidrológica completa HecHMS vinculada com dados do QGIS

Nesta segunda aula utilizaremos o software HecHMS para tratarmos os dados obtidos no QGIS, realizaremos delimitação de bacia hidrográfica, determinação de trechos de rios, etc. Com estes dados tratados no HecHMS, ainda nesta aula realizaremos a modelagem hidrológica completa de todas as subbacias e trechos de rios.


Aula 03: 10/06 – 20h00. Modelagem de onda de cheia em rios com o HecRAS

Nesta terceira aula utilizaremos os dados geoespaciais extraídos do QGIS e os dados hidrológicos extraídos da modelagem HecHMS para realizarmos uma modelagem hidrodinâmica no HecRAS, capaz de simular a passagem dessa onda de cheia no trecho de rio estudado, e com isso determinaremos a cota máxima da cheia em questão.


Aula 04: 13/06 – 20h00. Roteiro completo para todo o fluxo de trabalho

Uma das maiores dificuldades é entender e realizar os trabalhos na sequência correta, nesta última aula mostraremos de forma brutalmente didática uma passo a passo detalhado de todo o fluxo de trabalho que você deverá estar atento e executar para desenvolver e faturar com um trabalho similar.


Inscreva-se aqui.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.