13 Jul
13Jul

A nova escola, marca da Associação Nova Escola, é uma organização independente e sem fins lucrativos mantida pela Fundação Lemann. Ela está oferecendo o curso "Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas".


SOBRE O CURSO

Durante o curso Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas, os professores aprenderão sobre o que é mobilidade urbana, sua relação com a cidadania e sua importância na escola, nas diversas áreas de conhecimento, tendo as competências 7 (Argumentação), 9 (Empatia e Cooperação) e 10 (Responsabilidade e Cidadania) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fios condutores. Para isso, serão apresentadas informações sobre o cenário atual da mobilidade urbana, com ênfase no impacto da pandemia de Covid-19. Nesta abordagem, a temática será tratada como um campo rico para explorar aprendizagens diversas, com grande potencial interdisciplinar. 

 

 

Com planos de aula elaborados e comentados especialmente sobre o tema, os docentes vão poder se inspirar e levar os conhecimentos para suas aulas, em diferentes componentes curriculares, lançando mão de metodologias ativas. Nessas propostas, os alunos são tratados como agentes transformadores, refletindo sobre a realidade e agindo positivamente diante dela. Por possibilitarem o protagonismo e a autonomia dos estudantes em contextos variados, as metodologias ativas são ferramentas importantes na construção das competências e, por isso, têm destaque nos exemplos práticos. Serão apresentados temas fundamentais, que abordam os aspectos a seguir: 

 

  • Mobilidade urbana e sustentabilidade
  • Inclusão social na mobilidade urbana e o acesso à cidade
  • Condição de acesso da mulher à mobilidade urbana
  • Fatores de insegurança na mobilidade urbana: comportamento versus estrutura

 

Objetivos de aprendizagem:

 

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

  • compreender o conceito de mobilidade urbana e sua importância em diversas áreas do conhecimento;
  • entender o contexto atual da mobilidade urbana e sua relação com fatores estruturais e comportamentais;
  • relacionar a mobilidade urbana aos conceitos de cidadania, empatia e responsabilidade;
  • ampliar os saberes sobre temas que podem ser relacionados à mobilidade urbana como campos férteis para o desenvolvimento de aprendizagens;
  • identificar as etapas necessárias para um trabalho com o tema mobilidade urbana;
  • diferenciar o que acontece nos nossos espaços de vivências que se relacionam com a mobilidade urbana;
  • aplicar e elaborar uma proposta de trabalho com a temática, considerando as metodologias ativas em suas estratégias.



Inscreva-se aqui!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.