12 May
12May

O Curso de Extensão sobre Clínicas do Trabalho está com inscrições abertas por meio de formulário eletrônico. Podem participar estudantes e profissionais de Psicologia e áreas afins interessados nas discussões sobre saúde e trabalho. Inteiramente gratuito, o curso é realizado numa parceria entre a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As aulas on-line ocorrerão no período de 19 de maio a 7 de julho, com encontros semanais sempre às quintas-feiras, a partir das 18h30min, através do YouTube, nos links disponibilizados no programa do curso. O material para as aulas está disponível no Google Classroom.

O curso vai levar aos participantes conhecimentos sobre três abordagens: ergonomia, clínica da atividade e psicodinâmica do trabalho. “Ao longo dos encontros, vamos discutir fundamentos teóricos e metodológicos dessas vertentes e técnicas de intervenção , além de apresentar relatos de práticas em clínicas do trabalho”, informa o Prof. Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC.

Ele esclarece ainda que “as clínicas do trabalho se alinham ao tentar compreender a relação entre o trabalho e suas duplas implicações: sociais e psíquicas. Elas também realizam intervenções na articulação entre a produção social do sofrimento e os sentidos construídos nas ações coletivas e individuais”.

O curso é organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do Campus de Sobral e do Centro de Humanidades da UFC em Fortaleza, através do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (UFC-Sobral), Laboratório de Estudos em Subjetividade e Saúde no Trabalho (UFC-Sobral) e Núcleo de Psicologia do Trabalho (UFC-Fortaleza). A parceria envolve ainda o Laboratório de Estudos sobre o Trabalho (UNIFOR) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UFRN).

Os participantes que cumprirem 75% de frequência receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Mais informações sobre os professores facilitadores, tema detalhado de cada encontro e outras podem ser acessadas no programa do curso

Fonte: Prof. Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas – e-mail: pablo.pinheiro@ufc.br

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.